A construção do conceito de números
De um modo não tão explicito, a matemática se apresenta a nós desde a infância.
A criança, através de jogos, brincadeiras, brinquedos, alimentação, banho, dormir, enfim, através de milhares de coisas, vai desenvolvendo o seu raciocínio lógico, como? Aprendendo conceitos de espaço, tempo, cores, quantidades, tamanhos, etc., é uma matemática camuflada, mas que nos ajuda um tanto.E sabe como é conhecido os nossos primeiros investimentos lógicos? Por Seriação e Classificação.
A seriação e a Classificação, são praticadas desde cedo, é visível quando vemos as crianças enfileirando carrinhos por cor e tamanho, ou guardando brinquedos velhos separados dos novos, separando balas por sabores ou cores, etc.
Sendo assim, é incoerente afirmar que as crianças não sabem matemática, elas podem não saber em um nível elevado, mas a matemática lógica, elas compreendem.
Muitas vezes passa despercebido e não nos damos conta disso, mas vemos crianças pedindo determinada quantidade de balas para dividir em certa quantidade de amiguinhos, ou até mesmo brincando de casinha e dividindo tarefas, dividindo brinquedos, dizendo que faltam tantas figurinhas para completar a sua coleção. E é assim que nós construímos conceitos de números.
SERIAÇÃO: é um modo mental que usamos para comparar elementos do nosso cotidiano que interagimos ou tenhamos algum tipo de contato, estabelecendo as diferenças entre eles, como peso, cor, tamanho, espessura, material, etc.
CLASSIFICAÇÃO: é quando ordenamos objetos, por suas características semelhantes e suas diferenciações. Por exemplo, quando guardamos roupas e separamos as de verão das de inverno, ou por cores.
É muito importante estas práticas, pois assim o individuo aprende a conviver e entender o que o cerca, distinguindo o que é melhor para ele. Como por exemplo, quando decidimos andar com pessoas de boa índole, ou as de má, usar determinadas substancias ou não, comer alguns tipos de alimentos ou não, enfim, são diversas as utilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário