terça-feira, 26 de março de 2013

A história da Matemática





               Os números fazem parte da vida das pessoas diariamente e são usados por elas a todo tempo e a muito tempo.Já imaginou como seria a vida das pessoas sem os números pra representar o valor do dinheiro, as medidas, identificar o número da casa, e tudo mais que utilizamos com a representação numérica? Com certeza você deve estar curioso em saber quem inventou os números e os cálculos.
 Então senta que lá vem à história...

          O homem primitivo vivia daquilo que a natureza lhe dava, não sabia nem precisava saber quantos objetos tinha, mas com a invenção da agricultura, e a domesticação de animais o homem necessitou contar e registrar, o sentido dos números e dos cálculos.
Descobrindo assim os números.

           O primeiro modo utilizado pelo homem como meio de contagem foi os dedos, alguns povos usavam até os dedos dos pés. Com o tempo os primitivos passaram a fazer registros entalhados em osso ou madeiras para registrar a pesca ou a caça do dia. Depois os pastores registravam seus rebanhos com pedras, separando o número de pedras de acordo com o número de ovelhas que soltava no pasto. Quando os animais voltavam ele tirava uma pedra para cada animal que voltava ao rebanho.
                      
                      

         E assim foi evoluindo suas formar de registrar quantidades, já que não existiam números.Com o passar dos tempos, passaram a ser utilizados gestos, expressões, palavras e símbolos para representar quantidades.
É interessante ressaltar que a palavra cálculo, do latim, significa “contas com pedra”.

OS NÚMEROS

      E somente depois de muitos séculos, os egípcios passaram a representar os números, de uma maneira mais próxima a atual, usando o sistema decimal, onde os números eram agrupados até nove e depois mudavam de símbolos:


                        
          Os Romanos também passaram a representar os números utilizando apenas sete símbolos ou letras:


                             

           Algumas regras importantes para entender a formação dos números romanos:
  • Repetindo o mesmo símbolo duas ou três vezes (nunca mais que três) o número vale duas ou três vezes mais, com exceção dos símbolos V,L e D que não se repetem.
  •  Os símbolos I ,X e C quando posto a esquerda de um símbolo de maior valor representa diferença, sendo que:
      • I só se coloca a esquerda de V e X;
      • X só se coloca a esquerda de L e C
      • C só se coloca a esquerda de D e M

       Embora não utilizemos este tipo gráfico de números no cotidiano, ainda podemos utilizar em algumas situações como: capítulo de livro, relógio, escrita de números em séculos e leis, na designação de reis e papas de mesmo nome, etc.
                              
          Os números romanos  curiosamente foram baseados na contagem dos dedos. Veja como, os romanos escolheram seus símbolos?





 I ou II ou III são diferentes representações de dedos.

Na figura ao lado o polegar e o dedo mínimo formam um V. Um símbolo bem mais fácil em relação ao desenho de uma mão.
Dez dedos são duas mãos, e X representa dois "Vs" (em sentidos 
opostos).



 Uma tabela de números para você ampliar seus conhecimentos...
                            

Tabela de números romanos


O Sistema Indo-arábico, é a representação gráfica numérica  que mais se aproxima  da  que usamos hoje, ela é decimal e possui 9 símbolos distintos para representação de valores, incluindo o “0”  para representar o vazio.

                           


           Embora os números tenham sido inscritos pelos indiano, foram os árabes que que propagaram essa forma de contagem, através do matemático  Al-Khwarizmi, que nomeou os números como algarismos.

OS ALGARISMOS

         Os algarismos foram criados pelos árabes e trazidos para o Ocidente, embora não tenha argumentos reais sobre como surgiu a ideia dos formatos dos números, o argumento do número de ângulos existente  no desenho de cada algarismo é muito curioso.

                                          
NÚMEROS:  1,2,3 e 4
                                        
NÚMEROS: 5, 6, 7 e 8
                                                       
NÚMERO: 9
                                                          
O mais interessante de todos! 
NÚMERO:  "0"  !

        Vamos brincar com os nossos conhecimentos matemáticos adquiridos? Tente responder as atividades propostas:

                                                        


                        
                             

                


Que horas são?

Relógio 1: 

Relógio 2: 


Relógio 3: 


Relógio 4: 


Relógio 5: 
Relógio 6: 

Relógio 7: 


Relógio 8: 


Relógio 9: 


Relógio 10: 














































Um comentário:

  1. Olá, gostaria de usar esse espaço pra tentar descobrir um macete pra que eu possa descobrir os resultados em um gráfico, de um sistema ou de uma equação, sem precisar resolver, desses gráficos que aparecem com frequência em Olimpíadas de matemática, concursos, ENEM... se alguém puder me passar algumas dicas de como facilitar essa interpretação agradeço.

    ResponderExcluir