segunda-feira, 18 de março de 2013

Intervenções e o conceito de números




          Com o acesso das crianças cada vez mais cedo nas escolas, o contato e a antecipação com o aprendizado dos números têm acontecido cada vez mais cedo. Sabemos que muitas vezes as crianças ainda não estão preparadas para esta aquisição, o que poderá causar sérios transtornos e bloqueios de aprendizados futuros.


         Deste modo, neste processo de ensino aprendizagem torna-se necessário a intervenção do professor junto ao aluno. Quando o docente está no processo inicial da construção do conceito de número, em especial, pode surgi a seguinte dúvida “o aluno entendeu ou aluno não entendeu o conceito transmitido?”, porém, sabemos que o acerto nas atividades dos alunos não é a garantia de que ele adquiriu o conhecimento e muito menos o erro quer dizer que o aluno não entendeu, desta forma se faz necessário uma avaliação individual para que possamos saciar está dúvida.

         Somente depois de sabermos se o aluno realmente adquiriu ou não o conceito de números é que vamos direcionar a intervenção mais adequada à necessidade da criança. De acordo com a teoria de Piaget o aluno ele irá aprender através das interações sócias e situações concretas.


      As crianças da educação infantil (processo pré- operacional- 2 anos à 5 anos) , gravam a imagem das coisas com nome (por simbolismo linguagem) assim o professor , quando ensina os números, irá mostra a criança a imagem ou o objeto que representa a quantidade e interiorizar a imagem do número. 

      As crianças do operacional concreto ( 6 anos à 12 anos) que será o ensino fundamental , as chamadas “situações concreta” , a principio ele irá aprender através de situações concreta, ou seja, aquilo que está presente. Situação imaginaria raramente irá levar o aluno ao resultado pretendido, claro isso na etapa de inicialização da matemática .

As intervenções do professor são fundamentais, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem adquirindo seus fundamentos, por propor ao aluno recursos lúdicos e propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar, avaliar e, sobretudo ajudar, resolvendo juntos.

Desta forma o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é estar junto com o aluno e entender suas dificuldades, buscar históricos, é compreender que ele é um ser único. 



Atividades e Possibilidades de intervenções :


  • Bingo: O jogo do bingo pode ser uma forma atrativa e divertida de ensinar. 

       O Professor pode dar as cartelas numeradas prontas, ou os alunos podem numera-las com os números que quiserem ( dentro dos numerais já apresentados pelo Educador), pois assim o Educador tem a noção de quais numerais as crianças possuem maior dificuldade.

           Após isso, o Educador dita os números e as crianças os preenchem.

                                              


  • Corrida de carros: é necessário uma cartolina quadriculada, 6 carrinhos, e um dado. 

          A brincadeira se desenvolve partindo do ponto de jogar os dados, e andar o numero de casas que esta no dado, exemplo: se o dado cair com o 2 , deve-se pular duas casas, e assim por diante até alcançar a chegada. 


                                                   













É importante que o professor faça com que as crianças registrem tudo, para que possam compreender com mais facilidade, e além de proporcionar um ambiente que desperte curiosidade e com explicações satisfatórias.




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