domingo, 28 de abril de 2013


A evolução do homem no processo matemático 

Preparando a criatividade

    Toda criatividade vem de uma inspiração, que aqui queremos denominar de o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande ideia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido. Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas. A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.
  
           O homem primitivo em suas descobertas e suas significâncias matemáticas, tiveram por muitas vezes utilizar  desta criatividade para dar significado e sentido ao que era ludo até então. Uma ovelha de uma hora para outra, passou a  ser pedra, depois símbolos abstratos e dai então, passou a representar grandes rebanhos em simples cálculos lúdicos. 

           Este atributo criativo exclusivamente humano, possibilitou  o processo de contagem, que teve inicio  partir da ideia da correspondência um a um, como sendo a  forma mais “concreta” de contar, de modo que se pode ter um resultado correto ainda que a linguagem, a memória ou o pensamento abstrato sejam completamente falhos. É graças à arte (criatividade) da contagem que uma noção confusa de quantidades se transforma em uma quantidade absoluta.
   
       Quando este processamento mental não ocorre, a representação precisa ser grafada concretamente como ocorre em algumas tribo indígenas, onde alguns guerreiros precisam pagar certa quantia de itens referente aos guerreiros mortos em batalha e para contabilizar o total de itens os índios utilizam utilizam-se pedras e pauzinhos para representar objetos e partes do corpo para totalizar o número de guerreiros mortos. Eles não são capazes de fazer uma abstração da ideia de um número, apenas tem uma prática mecânica. Para designar certa quantidade, não existe um “número” que possam utilizar, eles enumeram através de indicações corporais.





        Para que o homem saiba contar e conceber os números no sentido em que conhecemos, ele deve ser capaz de atribuir um “lugar” em sua vida, ou seja, ser capaz de conceber um número sob o ângulo da abstração se já tiver assimilado os conceito quantitativo dos números.E a cada dia o homem passou a evoluir o seu pensamento, a sua criatividade utilizando-se da matemática, foi por meio dela  que ele contou as fases da lua, contou a sua dimensão e chegou até ela. Utilizou de sua sabedoria em criar sua própria calculadora manual ( os dedos) como instrumento de contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário