Atividade Para Ser Proposta em Sala de Aula
Baseada nas seguintes situações:
1- Ao fazer compras no mercado, para calcular o valor que será gasto e a quantidade de alimentos para comprar;
2- Ao financiar casa, carro, etc., para que assim saiba o valor das parcelas;
3-Ao procurar saber a quantidade de alunos que está na escola ;
Comentário Sobre o Resultado da Atividade
O aprendizado da matemática ocorre de modo gradativo no desenvolvimento da criança, a principio, ele baseia na concreticidade dos objetos... depois na ludicidade quantitativa para a realização das operações reais.
A atividade foi realizada com uma adolescente do 5º ano, de uma escola pública , e pode-se observar a que utiliza técnicas como colocar o sinal de “+” em operações matemáticas de multiplicação, nos locais que poderiam estar vagos, sinal de que esta forma de aprender matemática ainda que antiga, se faz presente até hoje nas escolas.
Durante a execução da atividade, a aluna utilizou como recurso,várias vezes a contagem nos dedos, sinal de que ainda é ensinado que se pode contar nos dedos, algo que no inicio do Ensino Fundamental é aprendido através de palitinhos, pedrinhas ou outros objetos, até que a criança aprenda e entenda como calcular contando nos dedos da própria mão; as dúvidas surgiram principalmente com relação à conta de multiplicação, pelo fato de conter dois números no multiplicando, e de serem números que pouco se utiliza diariamente (como calcular a tabuada do 7 ou do 9); foi necessário um pouco mais de tempo para relembrar o significado da palavra “dúzias”, pois, a criança quando aprende os números na prática sem estas nomenclaturas acaba esquecendo o que significam, porém, não observei grandes dificuldades para a execução da atividade.
A atividade foi realizada com uma adolescente do 5º ano, de uma escola pública , e pode-se observar a que utiliza técnicas como colocar o sinal de “+” em operações matemáticas de multiplicação, nos locais que poderiam estar vagos, sinal de que esta forma de aprender matemática ainda que antiga, se faz presente até hoje nas escolas.
Durante a execução da atividade, a aluna utilizou como recurso,várias vezes a contagem nos dedos, sinal de que ainda é ensinado que se pode contar nos dedos, algo que no inicio do Ensino Fundamental é aprendido através de palitinhos, pedrinhas ou outros objetos, até que a criança aprenda e entenda como calcular contando nos dedos da própria mão; as dúvidas surgiram principalmente com relação à conta de multiplicação, pelo fato de conter dois números no multiplicando, e de serem números que pouco se utiliza diariamente (como calcular a tabuada do 7 ou do 9); foi necessário um pouco mais de tempo para relembrar o significado da palavra “dúzias”, pois, a criança quando aprende os números na prática sem estas nomenclaturas acaba esquecendo o que significam, porém, não observei grandes dificuldades para a execução da atividade.
Contudo, o objetivo inicial foi cumprido, a criança alcançou as expectativas, e a execução da atividade foi dentro do esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário