domingo, 7 de abril de 2013


Proposta de atividade para uma criança do 5° ano 

            A aluna da escola estadual de periferia não conhecia um ábaco, porém, foi  apresentado a ela o ábaco e explicado  a  sua utilidade e modo de funcionamento, não teve dúvidas, pois conhece o sistema numérico de unidade, dezena, centena e milhar, através desse conhecimento conseguiu resolver as situações que colocamos para ela.
            Primeiro falamos um número e pedimos que representasse no ábaco, em seguida, colocamos um número e pedimos para que lesse, ao ler sentiu um pouco de dificuldade, porém conseguiu falar corretamente. Também pedimos para que ela somasse uns números  no papel e depois que 
 fizesse o calculo no ábaco, dissemos o primeiro número e ela o representou, em seguida dissemos o segundo, ela colocou-o junto com o primeiro, então dissemos para ela ler o número que deu (soma), leu corretamente.
            Ao questioná-la sobre qual das atividades (ler, representar e somar) achou mais complicada, disse que foi ler. Em nenhum momento ela fez perguntas, pois como já dissemos ela tem conhecimento do sistema de numeração decimal. 


Modelo da atividade:



1– Qual o número que está representado no ábaco?

R: 2013 e 529

2 – Represente os números abaixo no ábaco.

976
851
32
10
4

3 – Calculem no ábaco.

732 + 21=
2504 + 142=

LISTA DE PERGUNTAS  DESAFIO - PARA REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM

1-Você achou que os números maiores que foram ditados,  foram mais difícil para representá-lo no ábaco?
2-O que você achou mais difícil somar, representar os números ou ler a representação?  
3-Você acha que o ábaco  ajuda a realizar a conta, e corrigir se você acertou ou não?

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