Proposta de atividade para uma criança do 5° ano
A aluna da escola estadual de periferia não conhecia um ábaco, porém, foi apresentado a ela o ábaco e explicado a sua utilidade e modo de funcionamento, não teve dúvidas, pois conhece o sistema numérico de unidade, dezena, centena e milhar, através desse conhecimento conseguiu resolver as situações que colocamos para ela.
Primeiro falamos um número e pedimos que representasse no ábaco, em seguida, colocamos um número e pedimos para que lesse, ao ler sentiu um pouco de dificuldade, porém conseguiu falar corretamente. Também pedimos para que ela somasse uns números no papel e depois que
fizesse o calculo no ábaco, dissemos o primeiro número e ela o representou, em seguida dissemos o segundo, ela colocou-o junto com o primeiro, então dissemos para ela ler o número que deu (soma), leu corretamente.
Ao questioná-la sobre qual das atividades (ler, representar e somar) achou mais complicada, disse que foi ler. Em nenhum momento ela fez perguntas, pois como já dissemos ela tem conhecimento do sistema de numeração decimal.
Modelo da atividade:
1– Qual o número que está representado no ábaco?
R: 2013 e 529
2 – Represente os números abaixo no ábaco.
976
851
32
10
4
3 – Calculem no ábaco.
732 + 21=
2504 + 142=
LISTA DE PERGUNTAS DESAFIO - PARA REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
1-Você achou que os números maiores que foram ditados, foram mais difícil para representá-lo no ábaco?
2-O que você achou mais difícil somar, representar os números ou ler a representação?
3-Você acha que o ábaco ajuda a realizar a conta, e corrigir se você acertou ou não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário