O maior problema pedagógico das aulas de matemática está na mecanização das tabuadas e não na memorização, processo mental fundamental em nossas vidas. O problema é o mau uso disto e a exigência da memória como único recurso de aprendizagem. Aprender matemática é aprender a estabelecer relações, as mais diversas possíveis.
Você quer aprender a tabuada e se divertir? Vamos aprender diversas formas e métodos diferentes que facilitara seu aprendizado.
Você sabe quanto é 2 x 3? E 9 x 8?
A multiplicação não é um “bicho de sete cabeças” e quando você compreende como funciona fica até divertido fazer essas contas e resolver problemas.
Para
começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do que a soma de um número por diversas vezes consecutivas, como por exemplo: 3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou
4x3 = 12.
Tabuada na tabela
1. Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
2.
Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;
3.
O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento dos
números na vertical e horizontal.
A primeira linha e coluna é muito simples de
montar porque você deve dar os resultados da tabuada do 1, mas continuando a
cruzar os números das outras linhas e colunas você vai perceber que existe uma
forma bem fácil de preencher a tabela com os resultados da multiplicação...
Descubra qual é o segredo! Para facilitar já disponibilizamos a tabela montada
para você:
A tabuada do 9 com os dedos
A tabuada do 9 é ainda mais fácil de fazer com os dedos.
Veja a seguir:
Exemplo 1: Faremos a multiplicação de 9 por 4.
1º passo: Atribuímos números de 1 a 10 aos dedos conforme a figura abaixo.
2º passo: Verificamos qual dedos representa o número 4, então contamos os dedos que restaram à sua esquerda e esses serão as dezenas do resultado. A quantidade de dedos restantes à sua direita serão as unidades do resultado.
Assim, para fazermos 9 x 4, temos 3 dedos à esquerda do dedo que representa o 4, então temos 3 dezenas, ou 30. À direita do dedo representado pelo 4 temos 6 dedos, que representam 6 unidades. Somando os dois, temos a resposta igual a 36!
Exemplo 2: Faremos a multiplicação de 9 por 7.
1º passo: Repetimos o 1º passo do exemplo anterior.
2º passo: Contamos a quantidade de dedos à esquerda do dedo que representa o número 7 e encontramos 6 dedos, ou seja, temos a dezena igual a 6. Contamos os dedos à direita do dedo que representa o 7 e temos 3 dedos, ou seja, a casa da unidade igual a 3. Juntando os dois, temos a resposta igual a 63!
Vamos treinar os conhecimentos adquiridos?
A tabuada do 9 com os dedos
A tabuada do 9 é ainda mais fácil de fazer com os dedos.
Veja a seguir:
Exemplo 1: Faremos a multiplicação de 9 por 4.
1º passo: Atribuímos números de 1 a 10 aos dedos conforme a figura abaixo.
2º passo: Verificamos qual dedos representa o número 4, então contamos os dedos que restaram à sua esquerda e esses serão as dezenas do resultado. A quantidade de dedos restantes à sua direita serão as unidades do resultado.
Assim, para fazermos 9 x 4, temos 3 dedos à esquerda do dedo que representa o 4, então temos 3 dezenas, ou 30. À direita do dedo representado pelo 4 temos 6 dedos, que representam 6 unidades. Somando os dois, temos a resposta igual a 36!
Exemplo 2: Faremos a multiplicação de 9 por 7.
1º passo: Repetimos o 1º passo do exemplo anterior.
2º passo: Contamos a quantidade de dedos à esquerda do dedo que representa o número 7 e encontramos 6 dedos, ou seja, temos a dezena igual a 6. Contamos os dedos à direita do dedo que representa o 7 e temos 3 dedos, ou seja, a casa da unidade igual a 3. Juntando os dois, temos a resposta igual a 63!
Vamos treinar os conhecimentos adquiridos?
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